Saudações

Bem vindo ao nokia to fora

sábado, 14 de novembro de 2009

Cadê a "maldita oxidação" nokia?

Frente
                                                  Costas

A quem tem ou pretende ter um Nokia, escrevo para alertar que caso precise de assistência técnica, evite ao máximo as autorizadas. Se o aparelho estiver dentro do prazo de garantia, terá de ir a uma e provavelmente terá problemas!
Recentemente precisei de assistência e foi uma piada, para não dizer coisa pior. Leiam até o final, é impressionante até onde eles conseguem chegar.
Tenho um celular Nokia 6100 há cerca de 5 anos, ele foi bem resistente durante este tempo e nunca apresentou problemas mesmo após várias quedas - involuntárias, é claro.
Porém dia 15/03/2009 ele sofreu uma queda mais forte e parou de funcionar. Ao ligar a tela acende, porém fica completamente azul.
Levei a uma assistência técnica recomendada no próprio site da Nokia. O problema já começa por aí, moro em São Paulo, e para uma cidade com dezenas de milhões de habitantes existem apenas 2 assistências autorizadas Nokia!!! Não quero imaginar como é no resto do país! Se duvidou faça a pesquisa você mesmo no site da Nokia (www.nokia.com.br), escolha Suporte e Software no menu superior, depois Assistência técnica e reciclagem, coloque o modelo do aparelho 6100 na caixa Busca Rápida, escolha então o estado SP e marque a opção que possui o celular há mais de 1 ano. Pode fazer a busca escolhendo modelos mais recentes também, o resultado é sempre uma ou duas assistências na cidade! Geralmente 4 para o estado inteiro de São Paulo!!
Fui então a assistência recomendada, Gauss Telecom na Av. Paulista, 2073 - 12º andar, no dia 17/03/2009. O lugar parece um posto do SUS, filas intermináveis, descaso, o local da assistência em si consiste de apenas uma sala de não mais que 50m², sendo menos da metade disso para atendimento aos clientes que ficam amontoados e o calor é terrível.
Deixei o celular para orçamento (OS: 774188) relatando que o problema havia sido decorrente de uma queda.
É preciso pagar uma taxa de R$ 25,00 para fazer o orçamento, taxa esta que só é abatida caso o conserto seja aprovado. Se o serviço valesse a pena como eu estava achando tudo bem, porém…
No dia 20/03/2009 recebi um e-mail avisando que o orçamento estava pronto. Para minha surpresa relataram que o problema do meu celular era devido a pontos de oxidação na placa! Eu me pergunto, para um celular que estava funcionando perfeitamente antes da queda, como o problema pode ser oxidação??? É óbvio que o problema não era este, mas muito provavelmente alguma peça que se soltou ou que não resistiu ao impacto.
O “conserto” sugerido foi a troca da placa, ou seja, o celular propriamente dito no valor de R$ 250,00. É possível achar hoje um celular do mesmo modelo em ótimo estado de conservação por menos da metade deste valor.
Obviamente não aprovei o orçamento e fui buscar o celular. Enfrentando a fila vi algumas pessoas serem mandadas para casa pois disseram que não conseguiriam atender todo mundo até o fechamento, por “sorte” o meu era somente retirada e me deixaram prosseguir.
Conheci então uma senhora na fila que tem o celular há menos de um ano, ou seja, ainda na garantia, e para minha surpresa o laudo dela era exatamente o mesmo do meu. Oxidação da placa, com menos de um ano!!! E o pior: falaram para ela que oxidação a garantia NÃO cobre e ela precisaria pagar pelo conserto.
Eu que já estava muito desconfiado antes tive certeza de que tudo não passa de picaretagem, mas o pior ainda está por vir. Peguei o celular e como não tinha mais nada a perder decidi eu mesmo abri-lo. Durante a abertura percebi que eles não haviam sequer removido os parafusos para ter acesso a placa do celular. Os parafusos, com 5 anos no mesmo celular sem nunca terem sido tocados estavam com uma cor escura, que com um leve atrito da chave de fenda era removida revelando uma cor prateada.
Além disto existiam algumas pequenas “bolas” de poeira que ao abrir o celular, voavam facilmente com um simples assopro.
O meu celular jamais foi aberto para que fosse feito um laudo, e a placa está sem nenhum ponto de oxidação aparente. Veja fotos abaixo.
Independente do problema eles dão sempre o mesmo laudo, oxidação, que exige a troca completa do aparelho e invalida a garantia.
Podem acreditar, estas placas são MUITO resistentes à oxidação, o que pode ser comprovado com as fotos anexas da placa do meu celular, com 5 anos de uso sendo boa parte disto sujeito à maresia.
Aos diversos amigos e colegas que estão lendo este blog, por favor, repassem aos seus conhecidos, especialmente aos que moram em São Paulo capital, para que jamais confiem em uma assistência técnica autorizada Nokia, em especial a Gauss Telecom.
Postado por originalmente poreduardo Simione www.simione.net

17 comentários:

  1. Eu tive o mesmo problema estou indignada com a Nokia mas no meu caso foi na unidade do Tatuape, e o meu aparelho esta na garantia.
    Segundo o Estadao de Sao paulo :

    Se o aparelho estiver na garantia, o fabricante deve realizar o conserto da placa oxidada sem nenhuma despesa para o consumidor, segundo a assistente de direção do Procon-SP.

    Isso revolta ainda mais indignacao!

    ResponderExcluir
  2. NOKIA NUNCA MAIS!

    MEU CELULAR N97 MINI SIMPLESMENTE APAGOU APÓS APENAS 7 MESES DE USO, O MARTÍRIO DA ASSISTENCIA TÉCNICA RELATADO POR OUTRAS PESSOAS É O MESMO. COMO ELES NÃO SABEM CONSERTAR E NÃO TEM PEÇAS DÃO O DIAGNOSTICO: OXIDAÇÃO DA PLACA, QUE É A FORMA DE JOGAR A CULPA NO CONSUMIDOR POR UM DEFEITO DE FABRICAÇÃO DA NOKIA. COMO O CELULAR ESTÁ DENTRO DA GARANTIA, LOGICAMENTE ESTOU ENTRANDO COM PROCESSO CONTRA A NOKIA, ESPERO QUE OS BRASILEIROS DIGAM NÃO ÁS EMPRESAS DESONESTAS E DIGAM.
    NOKIA NUNCA MAIS

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos, caro amigo, você usou seu celular um bom tempo e deu para "aproveitar". Tenho o mesmo caso que o seu, porém o meu deu o mesmo defeito com 2 meses(humpf).

    Ódio¹²³

    ResponderExcluir
  4. O meu com 2 meses de uso de problema no botão vermelho (aquele de liga/desliga), adivinha o laudo da autorizada "OXIDAÇÃO"!!! sem cobertura de garantia!

    ResponderExcluir
  5. A nokia tem obrigação de colocar no mercado produtos de boa qualidade sendo responsável por eventuais falhas que estes venham apresentar e não se desobrigam de prestar devida garantia ao produto ou serviço(art.24 CDC)
    Entre com ação na justiça

    ResponderExcluir
  6. sempre gostei da nokia porem n acredito em, autorizada tenho um n95 8g a quase 2 anos e a pouco tempo deu defeito no cabo flete ou flexi rsrs lógico depois de algumas quedas tenho um conhecido q é tecnico ele trocou e tudo bem ja tem 3 meses depois da troka e ele estar bem...
    onde se eu tiver-se ido a uma autorizada n teriam dado jeito e ainda teriam condenado o bixim kkk
    é igual carro se tu tem um monza q usa as mesmas peças de um vectra tu compra as peças pela metade do preço q o dono do vectra infelismente somos tratados pelo q temos e nao pelo q somos

    ResponderExcluir
  7. nossa , eu estava pensando neesse mesmo estante em comprar um nokia x5 , mas depois e ler todos os depoimentos de vocês estou em seriar duvidas , se compro o não nokia , tenho 13 anos nao entendo muito o que é isso de oxidaçao mas , depois de ler tudo isso , Nokia Nunca mais mesmo !!

    ResponderExcluir
  8. Olha que coisa!!! Comigo aconteceu a mesma coisa. OXIDAÇÃO NOKIA. Vou entrar no tribunal de pequenas causas. Deve-se tomar cuidado ao abrir os celulares na garantia para verificar a oxidação. Pode-se perder a garantia por ter aberto. O meu eu não vou abrir. Vou levar o aparelho e o laudo da NOKIA, bem como os relatos deste e de outros sites protestos contra a Nokia. Tudo isso deve valer de alguma coisa. Não compro mais Nokia, isso porque sempre dizia: "Só compro celular se for Nokia".

    ResponderExcluir
  9. comprei um nokia 5230, nos primeiros meses o celular estava perfeito, funcionava normal ... Porem logo eu percebi uma folga na bateria alem de reiniciar a todo momento e esquentar ao ponto de eu parar de mecher pois ele chegava a queimar a mão, com 10 meses de uso ele nao ligava mais, entao eu mandei para a assistencia tecnica autorizada, eles me deram um prazo de que o celular voltaria em 10 dias, porem so voltou 16 dias depois, eu nao me importaria com isso de eles concertacem meu celular, porem simplesmente disseram que encontraram umidade no interior do aparelho --', alem de alegarem perda da garantia por conta de uns arranhões da moldura frontal, que segundo eles mostram que ouve impaquito no visor, porem o visor do meu celular esta funcionando perfeitamente, o touchscreen esta normal, eles tambem alegaram danos irreparaveis ... Outro grande susto que eu tomei quando peguei o celular, foi que ele estava sem o botao power, estou muito chateado com a nokia, realmente eu esperava mais deles ...

    ResponderExcluir
  10. A Nokia de alguns anos para cá esta cada dia pior, Nokia era um simbolo de tecnologia, com produtos novos de alta tecnologia, hoje é um celular que vc compra para tirar fotos boas, pois como celular é horrivel. Eu sempre tive Nokia e nunca tive problema, mas depois que a nokia se aventurou nos Smartphones que decepção, meu ultimo aparelho um N8 quando eu comprei era a ultima novidade da Nokia, mas já era ultrapassado, mas mesmo assim acreditei no cel. Esse cel foi a minha MAIOR decepção, ele era lento, travava, desligava sozinho toda hora, perdia sinal da operadora,... levei na ass. para arrumar eles reinstalaram o software dele, zeraram tudo e ao sair de lá o mesmo problema, e depois de 1 ano e 2 dias, ou seja por 2 dias fora da garantia, ele veio a falecer, desligou sozinho e não liga mais. Levei na ass. expliquei o problema e me falaram que o problema era meu, o aparelho esta fora da garantia, se quiser tenho que pagar 15 reais para eles olharem. Fiquei sem meu cel e pretendo nunca mais comprar um nokia, pois seus aparelhos são defasados, caros e infelizmente sem asss tecnica no brasil. HOJE EU DIGO NÃO A NOKIA E NÃO INDICO PARA NINGUEM.

    ResponderExcluir
  11. Então meus caros, o caso é geral. A assistência NOKIA aqui em Vitória-ES é um lixo...atendimento amador e pela segunda vez retirei meu cel de lá e mantém o mesmo defeito (sinal de antena)..meu aparelho é um X3-00.
    Estou decepcionado com a Nokia. Realmente é uma porcaria esse pós-vendas deles...lamentável!

    ResponderExcluir
  12. tive o mesmo problema que muita gente, levei meu telefone um nokia n9 na assistencia tecnica e fui surpreendido que as placas tinhan oxidado, um telefone que tem 10 meses e que teria sido o suor, para min a nokia nao existe mais...lamentavel!!

    ResponderExcluir
  13. irineu o seu relato e igual ao meu até no atendimento na assistência da nokia, só que meu aparelho apresentou problemas após 10 meses de uso, o laudo informa que meu aparelho esta oxidado,mas nunca expus a umidade e não houve nem queda, entrei em contato com a nokia que não tem ouvidoria e nenhum canal que eles de atenção ao consumidor, eles apresentam um laudo e o consumidor tem que engolir, no meu caso coloquei a nokia na justiça de pequenas causas, estou aguardando resposta.É lamentavel a nokia fazer isso, comprei um celular para meu filho mas comprei da samsung.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. A nokia já é velha conhecida no tribunal vc vai ganhar esta causa

    ResponderExcluir
  15. Eu comprei essa Merda de NOKIA C5 e estou ARREPENDIAAA...nao durou 1 semana na minha mao ai quando vc leva na assistiencia diz q esta oxidado....PESSOA ATENÇAO URGENTE NÃO COMPREM NOKIA C5 VAO SE ARREPENDER..E ele nao podem fazer nada.
    estou cansada desse Brasil que não faz nada por nós CONSUMIDORES.

    ResponderExcluir
  16. comprei um n9 após um ano queimou a placa agora não ah mais conserto já rodei pelas assistência eles falam que perdeu. além deles ter matado o sistema
    eu digo gente nokia nunca mais !!

    ResponderExcluir
  17. Comprei um NÓKIA LUMIA 520 no dia 12 de dezembro de 2013 e ele parou de funcionar do nada há uma semana ( não liga, não carrega, não faz nada), dia 15 o levei a Assistência Técina da Rua Santa Luzia, Centro-RJ, pois só existem duas no estado, e hoje dia 17, recebi um SMS dizendo para retirá-lo e para minha surpresa ouvi que os técnicos não efetuaram o reparo porque estava oxidado e que o valor de outra placa seria o mesmo do aparelho. Absurdo, pois tomo todo cuidado. Isso é caso de polícia.

    ResponderExcluir