O aumento do número de reclamações que chegam aos órgãos de defesa do consumidor envolvendo aparelhos celulares levou os órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) a firmarem, no último dia 18 de junho, em João Pessoa (PB), entendimento caracterizando os aparelhos celulares como produtos essenciais.
Com isso, em caso de vício no aparelho, os consumidores podem passar a exigir de forma imediata a substituição do produto, a restituição dos valores pagos ou o abatimento do preço num outro aparelho. A nova interpretação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) faz parte de nota técnica elaborada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça.
Nota técnica na integra
Fonte: http://www.mj.gov.br/dpdc
Irineu, como posso te contactar para repassar minha situação? Entrei em contato com a Nokia atras dos nossos direitos sobre essa nova lei, e obtive uma resposta inaceitável. Se possível, gostaria que publicasse ou desse uma olhada no blog http://www.rota83.com/oxidacao-de-celular-reclamacoes-de-clientes-contra-a-nokia-brasil.html/comment-page-1#comment-6862 comentário numero 28... Grata, e boa sorte.
ResponderExcluirHuayra
Huayra boa noite,
ResponderExcluirO N97 é um fiasco total e antes que algum nokiamaniaco reclame foi o próprio Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo de mercados da Nokia que disse:“um tremendo desapontamento em termos de qualidade de experiência para os consumidores”.
A nokia do Brasil desrespeita totalmente os seus clientes pós venda o modelo 5530 também foi comercializado com muitos bugs e defeitos e a a "grande líder mundial" não faz nada nem sinaliza com um recall.
E ainda usa e abusa do "laudo de Oxidação" como subterfúgio para não honrar a garantia dos seus celulares.
Entrei com uma reclamação na Ouvidoria do Ministério público do Rio de Janeiro e estou aguardando resposta.
Quanto ao não cumprimento da nota técnica 062, pela nokia, teremos que entrar com ação na Justiça enquanto o Ministério Público não toma providências cabíveis pois do jeito que está não pode continuar, somos consumidores, brasileiros temos nossos deveres mais também temos nossos direitos e os mesmos devem ser cumpridos como reza a lei brasileira.
Um abraço
Irineuls@gmail.com
Ver reclamação “Nokia GSM 1616 - 03 aparelhos (processador trava tudo)” no endereço:
ResponderExcluirhttp://www.reclameaqui.com.br/1019661/nokia-do-brasil/nokia-gsm-1616-03-aparelhos-processador-trava-tudo/
Quem sabe poderá ajudar! Boa sorte a todos!